segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Legumes : Berinjela - Caviar de Berinjela com Quinoa



Conhecida na gastronomia indiana há quatro mil anos, a berinjela é um dos legumes mais  versáteis do mundo. É presença destacada nas cozinhas do meditêrraneo - só na Turquia existem mais de 30 receitas típicas -, e nas cozinhas asiáticas, onde seu consumo é muito significativo, sendo o Japão o líder no ranking com 5kg per capita/ano.
Foi trazida às Américas por volta do século VIII, mas começou a ganhar fama somente no século XIX. Hoje seu consumo é muito apreciado nos países americanos e no Brasil, onde é consumida cotidianamente.  
Rica em fibras, sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio) e vitaminas (A, B1, B2, niacina e vitamina C) conta ainda com outros elementos nutricionais -  saponinas, compostos fenólicos, flavonóides e glicoalcalóides - que trazem benefícios para a saúde: ajuda na diminuição das taxas de colesterol no sangue e a baixar os níveis de triglicérides. Possui efeito hipoglicêmico e diurético e ação vasodilatadora.



Receita - Caviar de Berinjela com Quinoa


04 berinjelas médias
03 colheres de sopa de quinoa em grão
04 dentes de alho amassados
1/2 xícara de salsinha bem picada
04 colheres de azeite de oliva
Sal, cominho e limão a gosto

Deixe a quinoa de molho em água quente (o suficiente para cobrir os grãos) com sal e cominho a gosto.
Asse as berinjelas por uma hora ou até que estejam bem murchas. Deixe-as esfriar por meia hora. Em um prato fundo corte-as ao meio e retire a polpa. Aproveite também a água que escorrerá no prato. Esmague a polpa das berinjelas e misture com os demais ingredientes.

Sirva com torradas ou como recheio de canapés.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tubérculos: Inhame - Moqueca Vegetariana de Inhame e Batata doce


Rico em zinco, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B esse tubérculo fortalece o sistema imunológico, ajuda a eliminar toxinas do organismo e é um excelente anti-inflamatório. 
De origem asiática - onde é muito apreciado por seus efeitos medicinais -, é cultivado há milênios na Índia e no Egito e chegou às Américas por mãos africanas. No Brasil é muito popular no Norte e no Nordeste, onde também é consumido no café da manhã, cozido com mel ou melado. 



Onde comprar: Feiras livres, Direto do Campo e Feira de Orgânicos da UFSC (toda quarta, atrás da biblioteca, e da Pracinha da Lagoa (sábados pela manhã).


MOQUECA DE INHAME
INGREDIENTES
1 inhame grande
1 batata doce média
1 abobrinha italiana média
3 tomates italianos
1 cebola
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
200 ml de leite de côco
03 col. sopa azeite de oliva
03 col . sopa azeite de dendê
Coentro fresco e sal a gosto
  • Prepare em panela com fundo anti-aderente ou em recipiente de barro para levar ao forno.
  • Regue o fundo do recipiente com 1 fio de azeite de oliva.
  • Retire a casca do inhame e da batata doce e corte-os em rodelas de 0,5cm a 1 cm de espessura.
  • Preencha o fundo do recipiente com o inhame e a batata doce, intercalando-os
  • Corte a abobrinha, o tomate, a cebola e os pimentões em rodelas de aproximadamente  0,5cm de espessura. Coloque-os sobre a camada de batata e inhame na seguinte sequência: abobrinha, tomate, cebola e pimentões. (Se os pimentões forem grandes, utilize apenas metade de cada cor)
  • Sobre os pimentões coloque 01 colher de coentro bem picadinho e sal a gosto. 
  • Para finalizar regue as camadas com o azeite de dendê e o leite de coco.
  • Tampe a panela ou a forma (pode ser com papel alumínio) e deixe cozer em fogo baixo por 30 minutos ou o tempo necessário para que as raízes estejam cozidas. Se desejar acrescente mais coentro antes de servir. Pode-se substituir o coentro por outra erva fresca: cheiro verde, salsinha ou manjericão.
Receita gentilmente cedida por Marcus V. P. Cruz - Cliente do Daissen.
Foto: Getty Images